Em meados de 1994, com a indústria musical sendo dominada pelo Grunge de Nirvana e cia, o Metal andava meio em baixa, com estilos pouco revolucionários, até então. Eis que um quinteto em Bakersfield, Califórnia, surge para o mundo com um som diferente até então. Formado por Brian Head (guitarrista), Fieldy (baixo), Munky (guitarrista), David Silveria(bateria) e Jonathan Davis (vocal), estava formada uma das bandas mais revolucionárias e influentes da história: KoЯn! Misturando influências de Hip-Hop, Rapcore e principalmente o famoso Funk Metal, nascia o estilo que veio a predominar no mundo por alguns anos, o New Metal. O primeiro álbum que ganhou esse rótulo é justamente o que trago-lhes hoje, o KoRn de 1994. O pioneiro que trouxe as bases para o que viria a ser este estilo tão polêmico e críticado.


O álbum começa com as tremedeiras dos pratos da bateria e as duas guitarras alternando em riffs simples e pesados, entrando logo em seguida alguns tons do baixo de Fieldy até o ardente grito de Jonathan Davis: "Are you ready?". "Blind" é sem dúvidas um hino da banda e também do estilo em si! A energia passada pela música é simplesmente fantástica fazendo você entrar no clima rapidamente e sentindo o poder de Jonathan Davis e cia! Em seguida temos uma faixa um tanto quanto "diferente", "Ball Tongue". Com distorções pesadas, e um baixo sempre se destacando dando um toque mais pesado a faixa e fazendo aquele som seco e cru que tanto marcou a banda. Faixa esta que foi críticada por alguns na época dizendo que Jonathan Davis era um péssimo vocalista, ele deu a sua resposta na 1ª faixa do segundo álbum da banda, "Twist". A 3ª faixa, "Need To", mostra às influências do Funk Metal e com uma levada meio lenta durante a música, passando pelos vocais agonizantes de Jonathan Davis e os slaps de Fieldy é uma faixa que merece muito destaque. Em seguida temos o segundo single do álbum, "Clown". A letra fala sobre um fato curioso de um skinhead ter empurado o vocalista em um show e também sobre as pessoas que tentam ser o que não são de verdade. A música tem uma levada meio lenta e psicodélica trazendo uma atmosfera até certo ponto, sombria. Na faixa seguinte, começamos com os riffs arrazadores de "Divine" e com um trabalho de guitarras muito bem executadas, uma bateria sempre se destacando juntamente com o baixo é uma faixa da qual podemos dizer bem New Metal. Seguindo pelos traumas do vocalista Jonathan Davis, temos o terceiro single do álbum, "Faget", retratando o sofrimento do vocal quando sofria de bullying na sua escola e todos os chamavam de "bicha" (vide o título). Com uma letra bastante pesada e forte, e uma belíssima interpretação nos vocais feita por Jonathan Davis cantando com ódio e rancor. Com belas viradas da bateria de David Silveria e o som cru e seco por conta das duas guitarras e do baixo. O álbum segue com um dos maiores hits da banda, "Shoots And Ladders", introduzida pela gaita-de-fóle de Jonathan Davis, é uma das faixas que mais se destacam no álbum. Com um baixo impecável e as guitarras de 7 cordas com 3 tons e meios abaixo, dizem o por que dessa ser uma das melhores músicas da banda.


O álbum se segue com duas faixas pouco arrasadoras, "Predictable" e "Fake". Demonstrando o novo estilo que iria predominar o restante dos anos 90. Que fazem desse álbum se tornar referência em todo um estilo e ter um som jamais visto e feito novamente. Seguindo com "Lies" e "Helmet In The Bush" e culminando na dramática e triste, "Daddy". Onde Jonathan Davis chora ao final da música. A música fala sobre os problemas do vocalista quando era molestado e seus pais não acreditavam no que ele falava e por isso é uma faixa que não é tocada nos shows da banda. Destaco a interpretação de Jonathan em suas músicas, tanto em seus álbuns quanto nos shows.


Nascia então, essa banda que veio a influênciar diversas bandas e não apenas dentro do seu gênero, como também até mesmo dentro do Thrash Metal (vide Sepultura e Soulfly) a até mesmo bandas como Evanescence. A banda se apresentará no Brasil, dia 21 de Abril no Credicard Hall em São Paulo e o próximo álbum está programado para Junho. Baixem então, o álbum que fez nascer o polêmico New Metal e que veio a influênciar inúmeras bandas!


1."Blind"
2."Ball Tongue"
3."Need To"
4."Clown"
5."Divine"
6."Faget"
7."Shoots and Ladders"
8."Predictable"
9."Fake"
10."Lies"
11."Helmet in the Bush"
12.Daddy"


KoЯn - 1994

Marcadores:

0 Responses so far.