Em homenagem a morte do baixista, Pau Gray (#2), resolvi fazer um poste da primeira banda que comecei a curti de verdade e que foi o ponta pé inicial para eu conhecer uma porrada de bandas e conhecer o Metal. E com 13 anos, conheci a banda que lançou os 2 CDs, que na minha opinião, são os mais agressivos e energéticos que já ouvi na minha vida. E um deles, é o que vou falar hoje, o álbum de estréia de uma das bandas mais nervosas e polêmicas nas últimas décadas. Amado e odiado por muitos, é uma banda que não possui meio termo, ou você ama ou você odeia. E para os amantes dela, falo hoje sobre Self-titled!


O ano é 1999, e só de olhar a capa, um monte de caras máscarados, usando macacões, que usam números ao invés de nomes, o que esperar disso?! E ao começar pela intro "74261700027", o famoso código de barras, que durante toda a era Self-titled, foi usada no macacão dos integrantes, é apenas ruídos e uma voz muito estranha, que logo daram lugar a uma das faixas mais poderosas do álbum "(Sic)"! A faixa se inicia com uma frase que ficou imortalizada, "Here comes the pain" e com uma agressividade sem igual, um vocal rápido e gritos potentes, duas percussões e uma bateria que deixam você frenético, já demonstram o quão criativa essa banda é. A terceira música do disco, se inicia com os efeitos do DJ, Sid Wilson (#0) e com um refrão marcante, "Eye Less" é mais uma faixa que sempre estará no set-list da maioria dos shows da banda. Seguindo, temos o primeiro grande hit e que foi visto por muitos na MTV, o que ajudou a alavancar o número de fãs. "Wait And Bleed" é praticamente um hino do Slipknot, um excelente trabalho de Corey Taylor (#8) e as guitarras ficam a cabo da dupla James Roots (#4) e Mick Thomson (#7) e com muitos efeitos do DJ, são um dos por quês dessa música ter feito tanto sucesso. Chegando na 5º faixa do Self-titled, temos aquele que é chamado de "hino do foda-se", Surfacing! É uma faixa que demonstra toda agressividade, raiva e ódio da banda. Essa faixa ficou marcada por ter fechado a maioria dos shows da turnê de 2004/2005, onde as viradas do baterista Joey Jordison (#1) e a percussão que sempre o acompanha e são conduzidas pelo palhaço Shawn (#6) e o pinóquio Chris (#3) são os destaques. Em seguida, temos outra faixa que também alavancou muito o sucesso da banda, "Spit It Out" é uma faixa que dispensa comentários! A rápidez com que é executada, os vocais rápidos de Corey e as loucuras realizadas durante a sua execução nos palcos, é um dos hinos do Slipknot e uma música que sabe muito bem levantar o público! Outras duas faixas que também dou grande enfâse são "Me Inside" e a clássica "Liberate" que mostram todo o clima tomado nesse álbum e que demonstram o porque de tanto sucesso que essa banda alcançou em menos de uma década!


Apesar de não escutar mais com tanta intensidade, me lembro muito bem da época em que passava horas e horas ouvindo esses caras, assistindo entrevistas, lives, baixando shows e video clipes e toda a energia que eles me proporcionaram quando ouvia incansávelmente. E por isso quando li a notícia da morte de Paul Gray, fiquei bastante chocado e chateado, pois não só apenas se tratar de uma perda musical e sim também, por que acho muito difícil a banda seguir sem o seu baixista e de qual será a sonoridade que eles irão tomar. Citei apenas os grandes clássicos encontrados nesse álbum, porque quem baixar e ouvir irá encontrar e se surpreender muito mais, assim como aconteceu não só comigo, mas também com tantos outros que ouviram e se tornaram fãs dessa banda que marcou a vida de muitas pessoas!


Tracklist


1."742617000027" - 0:36
2."(Sic)" - 3:19
3."Eyeless" - 3:56
4."Wait and Bleed" - 2:27
5."Surfacing" - 3:38
6."Spit It Out" - 2:39
7."Tattered & Torn" - 2:53
8."Me Inside" - 2:39
9."Liberate" - 3:06
10."Prosthetics" - 4:58
11."No Life" - 2:47
12."Diluted" - 3:23
13."Only One" - 2:26
14."Scissors" - 8:25
15."Get This" - 2:03
16."Spit It Out [Hyper Version] - 2:24
17."Wait And Bleed [Terry Date Mix]" - 2:31
18."Interloper [Demo Version]" - 2:18
19."Despise [Demo Version]" - 3:41
20"Surfacing [Live]" - 12:41 *faixa escondida "Eeyore"


Obs: A versão que disponibilizei para download é a versão com "Me Inside" no lugar da faixa "Purity", existe uma versão em comemoração aos 10 anos do álbum que contém ambas as faixas.

Slipknot - Slipknot

Marcadores:

1 Response so far.

  1. Faz dos outros albuns do Slipknot